Saturday 9 March 2013

Quais são os piores sintomas?

Das toneladas de sintomas que você tem ou já teve, quais são os que você mais odeia? 

Obviamente não gosto de nenhum dos sintomas, mas se eu tivesse que escolher entre este ou aquele, esses daqui são os que odeio mais:


- Taquicardia
- Tontura
- Dor no peito
- Medo de perder o controle
- Medo de enlouquecer
- Dores/Pontadas na cabeça
- Assustar-se facilmente
- Ondas de frio e calor
- Desespero


Esta lista representa os sintomas que eu tive durante o tempo que enfrentei o pânico. Os sintomas estão em ordem do pior para o “melhor”, mas todos eles, de uma forma ou de outra, me causaram uma grande frustração e, por vezes, raiva. As palpitações foi o primeiro sintoma que eu consegui controlar. Depois de ter feito vários exames no cardiologista e todos eles terem tido resultados normais, decidi que eu tinha que parar de achar que eu tinha algum problema de coração. Acredito que você já tenha ido no médico também e ele disse que você é perfeitamente saudável, né? Pois bem, depois de ter tido a certeza que eu realmente não tinha nenhum problema de coração, passei a respirar fundo toda vez que meu coração disparava, tentava controlar minha respiração e me concentrar no que estava fazendo ou estava prestes a fazer. Então, sem me dar conta, meu coração já estava batendo normalmente.

Uma coisa muito importante nesse momento de pânico é a respiração. Você precisa aprender a respirar novamente, como os bebês. O nome dessa técnica é Respiração Diafragmática.

Respiração Diafragmática é a forma como respiramos ao nascer: ao inspirar, empurramos o abdômen para fora; ao expirar, encolhemos a barriga e há pouca ou nenhuma movimentação do peito. O diafragma, músculo que sustenta os órgãos da parte superior do corpo, é quem rege o ciclo. A prática garante maior concentração de oxigênio, acalma e relaxa.
O problema é que, ao longo de nosso desenvolvimento, passamos a adotar a respiração peitoral, principalmente quando estamos ansiosos. E vários estudos mostram que os ataques de pânico podem ter relação com um desequilíbrio de gás carbono (CO²) na corrente sangüínea.

Em palavras simples, Respiração Diafragmática é quando respiramos movimentando a barriga e não o peito.

(Falarei mais sobre essa técnica no próximo post.)

Taquicardia e dor no peito, são os piores sintomas, porque eles imitam muito bem os sintomas de um ataque cardíaco. Então, não deixe a ansiedade te dominar nesse momento e trazer todos os outros sintomas com ela. Faça uma pausa, preste atenção na sua respiração, respire lentamente para se acalmar e permitir que seu corpo relaxe e seu ritmo cardíaco volte ao normal.

Tonturas. Como eu detesto tonturas. Tontura causa muito medo. Muito medo mesmo. E o que acontece quando você está com medo? Seu coração dispara, a adrenalina bate e você treme, sua, sente calor e sente frio. O medo é a porta. Se você abre a porta para a adrenalina entrar, todos os outros sintomas virão correndo e logo você estará sem controle. 
Demorou muito para eu perceber e entender que esses sintomas não são prejudiciais mas eles podem realmente estragar um dia de trabalho ou até mesmo um passeio. Num minuto você está tranquilo lendo alguma coisa e no outro você acha que vai morrer. Mas não vai.
A tontura, bem vamos dizer que eu não gosto de andar em terreno instável, e é exatamente como ela faz você se sentir. É como andar em um barco com pessoas demais em um lado.

As dores de cabeça, não eram bem dores de cabeça. Eu as chamo de "pontadas". São dores fortes em uma pequena área da cabeça, pode ser qualquer uma. A sensação é de que alguém te deu uma facada na cabeça. Eu achava que estava tendo um aneurisma. Mas aprendi que era só mais um dos sintomas do pânico. O poder da nossa mente é mesmo inacreditável. Precisamos aprender a usar todo esse poder a nosso favor aos invés de nos tornarmos nossos próprios inimigos.

Medo de perder o controle, medo de enlouquecer, medo de quando teremos mais um ataque. Medo. Medo. Medo. O medo é o que sempre nos afunda, que nos impede de ver os fatos logicamente e não nos permite enfrentar os sintomas da ansiedade.  Às vezes você fica algum tempo sem ter nenhum sintoma e acha que a vida está começando a voltar ao normal. Mas o medo não vai embora. Os sintomas até vão, mas o medo fica. Ele está ali sempre te lembrando de que tudo aquilo pode voltar a acontecer a qualquer momento.

Não tenha medo. Antes de qualquer sintoma, o medo é o que precisa ir embora primeiro. Mesmo que seu coração esteja disparado, seu peito doendo, sentido ondas de frio e calor, tonto, achando que está perdendo o controle sobre sua própria vida... lembre-se de não ficar com medo. Nada disso vai te matar, você não vai enlouquecer. Deixe o medo ir embora. Respire e se acalme e tudo vai voltar ao normal.

Eu sei que isso tudo pode te desanimar, mas lembre-se que, apesar desses sintomas serem assustadores, há muitas coisas que podemos fazer para controlar e até eliminar essas sensações estranhas, freqüentes e inexplicáveis.

Não sofra por antecipação, não fique aí sentado com medo do próximo ataque e evitando fazer coisas que gostaria de fazer.
Ao invés disso, tente aprender tudo o que puder sobre como controlar você mesmo e seja proativo na sua recuperação. 

Vai levar tempo... mas você consegue!

5 comments:

  1. Parabéns Carolina !

    Post que mostra a realidade de quem sofre desse grande mal, que é o transtorno da ansiedade e sindrome do Pânico... isso ajuda muito as pessoas a entender esse problema e procurar enfrentar para se libertar.

    Continue postando mais....

    Att,

    José

    ReplyDelete
  2. Olá Carolina!

    Parabens pelo trabalho!
    Seu texto me trouxe um pouco de paz na madrugada.
    Abraços!
    Adriano

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Adriano! Mil desculpas por ter demorado tanto a te responder. Espero que o blog possa te ajudar a entender melhor sobre a ansiedade e que te traga esperança de que é possível se curar disso. Enquanto houverem leitores, continuarei postando. :)

      Delete
  3. Olá Carolina. Nossa, seu texto foi de grande ajuda. Estou passando por uma fase de extremo estresse, como consequência passei a sentir dores de cabeça, no peito e a ter dermatites. De tanto relacionar a possíveis doenças, tive todos esses sintomas citados e como vc disse, fui ao cardio, e cogitei até msm marcar outros especialistas, mas a resposta do cardio foi exatamente essa: ansiedade. Confesso q não acreditei qnd escutei, mas lendo seu post nossa, parece a minha situação.

    ReplyDelete
  4. Ola carolina meu nome é camila sena.
    faço tratamento pra ansiedade generalizada,panico e depressão. Isso chegou na minha vida com uma rasteira supresa me levando brutamente ao chão,hj tomo remédio controlado, todos os dias tenho crises q so Deus sabe o q passo mais lhe agradeço de coração pelo post achei alguem com meu problema q sabe o q sinto e o passo.

    Que Deus lhe abençoe.

    ReplyDelete